segunda-feira, 12 de março de 2012

Os gritos do silêncio

Sim, o silêncio grita!

O silêncio grita aos meus ouvidos. Ensurdece minh'alma com palavras sussurradas. Tem a eloquência de quem diz tudo sem dizer nada. 


E nessa brincadeira de verbalizar emudecendo, me faço prosa muda e poesia calada.

Um ciclo vicioso: quando quero falar, o silêncio se mostra a saída, quando quero silenciar, a palavra foge, bandida. A palavra mágica, a palavra que "escapa pelos poros" e, mais uma vez, grita... em silêncio. Sim, é algo confuso e complexo. Mas a complexidade do silêncio é o que o torna belo. Misterioso, por muitas vezes mal interpretado, porém belo.

É no silêncio que dizemos as mais belas e sinceras palavras. Pois nele, nos permitimos falar com o olhar, com a alma...  com o coração. Teus olhos brilham feito estrelas... imediatamente já sei o que queres me dizer. Teus olhos trazem consigo uma sombra... não precisas nem dizer, sei o que te acontece. No silêncio, ouvi as batidas do teu coração, e entendi a mensagem que querias me passar. No silêncio, ouvi o clamor da tua alma, me pedindo pra ficar, sem uma palavra sequer pronunciar.

No silêncio balbuciei palavras que você conseguiu ouvir. E o meu silêncio se fez música, discurso, palavras e  manifestações faladas em alto tom.

Te encontro no meu silêncio, te imagino e te transformo em canção. 

E no silêncio me encontro com Ele.


Sim, Ele ouve o meu silêncio. Ouve mais do que qualquer um. Ele entende o desespero do mundo de palavras que falo sem abrir a boca. Entende e me responde, também, em silêncio. Me responde através de lições caladas, porém claras e com muito a dizer. Me mostra através do sorriso de uma criança que o amor é incrível e não devo desistir dele. Me mostra através do encontro com um amigo que eu tenho sim pessoas maravilhosas que me amam acima de qualquer coisa. Me mostra através de uma simples formiga que a jornada é longa e demorada, mas que eu consigo chegar lá, sem pestanejar. Me mostra através do espelho que sou uma pessoa única e especial e que devo lembrar sempre disso. Me mostra através de um olhar que a vida pode sim continuar. Passe o frio que passar, no silêncio Ele aquece meu coração. E no silêncio de uma prece, Seu amor se faz presente!



Uma leva de palavras rápidas e bem soltas. Hoje acordei um pouco triste, um pouco chateada com algumas situações do meu cotidiano. Mas, decidi encarar de frente todos os problemas. E como o texto diz, vou falar no silêncio. Espero que, embora um pouco confusa, tenha sido uma boa leitura e te passe algo de bom.

Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos.
Oscar Wilde



Um comentário: