segunda-feira, 16 de julho de 2012

O lado ruim da "coisa"

Falar do que é bom muitos sabem. Eleger suas melhores qualidades, dizer que ama os animais e que faz um bolo de fubá como ninguém! É fácil falar que o seu sorriso é lindo e constante, que você é uma pessoa guerreira, sincera (Ah, e que o seu pior defeito e melhor qualidade é a sinceridade... bleeeeeh), que luta com afinco pelos ideais, que sempre enxerga o melhor dos outros, que acredita no amor verdadeiro e na beleza interior de cada um...

Difícil mesmo é enxergar os próprios defeitos. Mostrar o seu pior lado, enumerar suas "não qualidades" e, através delas, provar ao mundo que você também erra.

Me incluo nessa lista dos "só-mostro-falo-exponho-o-que-tenho-de-bom". Porém, comecei a pensar... Talvez, o que afaste nosso "amor eterno de 15 dias" de nós, seja exatamente isso. Pecamos na vontade de ser aceito. Exageramos no desejo de impressionar. Queremos que os olhos amados nos vejam da maneira mais bonita e perfeita possível. E nos escondemos sob o clichê "essa sou eu! Me ame ou me deixe". Fingimos estar humildemente reconhecendo nossos "defeitos". MENTIRA! Escondemos sempre o que temos de ruim, o que nos faz humanos complexos e estranhos.

E aquele ditado: "de perto, ninguém é normal", FAZ TODO SENTIDO!

Então, me coloquei a rabiscar meus defeitos REAIS. E a lista ficou enorme. Eis alguns:

  • Primeiro defeito real a reconhecer: TÁ, EU SOU DRAMÁTICA! (Conheço alguém que vai rir muito, lendo isso);
  • Odeio que me acordem;
  • Sou resmungona;
  • Minha mesa no trabalho é organizada, meu computador, meus textos, minha vida... Tudo está organizado. Menos o meu quarto. ODEIO ARRUMAR O MEU QUARTO!
  • Não me peça para participar de teatro. De nenhum tipo. Darei uma desculpa e um sorriso amarelo mas, no fundo, estarei com uma vontade enorme de mandar você para um lugar bem "chatinho".
  • Sou ciumenta;
  • Sou auto destrutiva ao extremo! Sempre acho que o problema sou eu, que não fiz o meu melhor, que sou feia, gorda, chata, blá, blá, blá e seus fricotes;
  • Me apego fácil demais;
  • Amo fácil demais (pode não parecer, mas isso é um defeito);
  • Fico deprimida com muita facilidade;
  • Me irrito com muita facilidade;
  • Falo muito alto;
  • Como besteiras demais (tá, isso eu posso mudar. Aliás, to tentando);
Parei por aqui... essa lista está, realmente, muito grande. Alguns defeitos são considerados "defeitinhos", mas esses são os menos visíveis, e que podem fazer um estrago no dia de alguém.

Proponha-se essa tarefa: enumerar seus defeitos reais. Com certeza, a partir disso, você enxergará que, os piores defeitos que você aponta em alguém, podem ser nada, comparados aos seus. 


Ah... E, por favor, pare com essa baboseira de que o seu maior defeito é a sinceridade. Até isso é uma mentira. Afinal, se falássemos tudo o que pensamos sobre todos, a todos... Ninguém teria amigos. Seríamos todos faladores solitários.


Post "slap". Um tapa na cara. Principalmente na minha. Estou tentando mudar, tentando ser menos hipócrita e mais "conhecedora" de mim mesma. Não posso me propor a conhecer, enxergar e aceitar alguém, enquanto não fizer isso comigo mesma. Comecei essa tarefa. E comecei pelos defeitos. Já me fez um bem danado. 

As palavras são soltas, os pensamentos complexos, paradoxais e perturbados. Mas o coração tá botando pra fora, para que você veja, sinta e pense junto comigo. Espero que tenha sido uma boa leitura.

Um beijo!





Agatha Mesquita ♥


5 comentários:

  1. adorei amiiii e te amo com todos esses defeitos haha Dramáticaaa rsrsrs
    E realmente, todos deveriam listar seus defeitos para tentar mudar, evoluir pois esse é o intuito da vida...
    Vou tentar listar os meus, mas acho q vai ter mais páginas q o livro de Fetrans kkk (exageroo kk)
    Amo seus textos e o q vc escreve, aliás, amo vc ami s2

    Tati

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é sensacional!!!! Adorei mesmo de coração

    Virei sua fã!!!!

    s2

    ResponderExcluir
  3. Ahh... falou tudo!
    Tem pessoa que até quando elogia os outros, se enaltece.
    Que adora dizer que é a melhor em tudo e que tem a absoluta certeza de que está SEMPRE CERTA quando na verdade já erra quando tem esse pensamento. Pessoas egoístas que só enxergam seu próprio umbigo e que não engolem o orgulho por nada. Sinto pena de gente assim. Mas a vida se encarrega de dar as devidas lições.
    Eu também erro, e como erro! Mas percebi que admiti-los e encará-los de frente faz um bem danado. E que só assim eu pude crescer de verdade ao invés de vestir uma máscara e fingir que na minha vida tudo corre na mais perfeita ordem.
    E tenho dito!

    ResponderExcluir
  4. Bora listar os defeitos??

    Ciumenta
    Pavio Curto
    Não gosto de dar o 'gostinho' pra ninguém hahaha
    Ansiosa demais
    Teimosa
    Boazinha demais
    Me preocupo demais com o sentimento dos outros, e com isso acabo me prejudicando SEMPRE
    Tenho pressa demais!
    Não brigo, já ponho fim logo, sem chance de segunda chance.
    Tenho muita dificuldade em perdoar

    Bah, quem quiser falar mal de mim me chama, sei coisas horrorosas sobre mim!!! hahaa

    ResponderExcluir