quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Eu e o Espelho

O rosto sem sorriso.
Sempre tivemos uma difícil relação.

Sempre achei que ele me odiasse. Pois sempre me mostrava o pior de mim.

Eu só observava meus defeitos. Só enxergava a minha "horripilante" aparência.


Sempre fui a gordinha nerd. Daquelas que acredita que só tem beleza o suficiente para ser amiga de todos. Escondida atrás do bom humor e das piadas sobre si mesma, para não dar espaços aos comentários maldosos dos outros. Sempre acreditei que as risadinhas no canto da sala vinham de alguém que estava a debochar de minha aparência. E como toda gordinha, a timidez, embora não aparente, era (e ainda é) algo que me atrapalhou muito durante esse tempo escolar.

E, durante todo esse tempo, percebia no espelho um grande inimigo. Sempre cheio de defeitos a me apresentar. Me dizendo que eu nunca teria alguém, se continuasse essa gorda horrorosa que eu me sentia.

E eu fui afundando.

Cada vez mais, fui me fechando e me deprimindo. Sempre disposta a cortar qualquer indício de elogio que pudesse receber, pois eu "sabia que eram falsos, já que era uma gorda horrorosa". E, com isso, as pessoas sempre se afastavam, me restando somente, poucos e fortes amigos, dispostos a aguentar o meu "humor negro". 

Com o tempo, fui ficando amarga e chata. Sempre com respostas curtas e grossas. E o espelho ali, sempre a me atormentar.

Mas, houve um tempo em que eu cheguei num ponto inaceitável. Deixei esse espelho tomar conta da minha mente, da minha alma e das minhas atitudes. 

Eu já havia emagrecido 25kg, mas ainda assim não me aceitava. Virei bulímica.

Todos os dias, comia o mínimo possível e, depois da refeição, me punha a vomitar tudo. Enfiava a escova de dentes na garganta e colocava tudo para fora. Embora tivesse um medo desgraçado de vomitar (quando criança, tive um problema muito sério, no qual comecei a vomitar e só parei quando vomitei sangue, já que não havia mais o que vomitar, quase entrando em coma) e voltar a ser internada, não parava. E assim fiquei durante uns cinco meses. 

Mesmo assim, não emagrecia.

E o espelho me trouxe de presente a depressão.

Ô presente de grego, viu! Só me trouxe sofrimentos.

Nessa época eu já namorava. Mas não estava feliz. Sempre conseguia colocar um defeito em tudo, principalmente, em mim. E as coisas começavam a dar errado em todos os outros setores da minha vida. Eu ia para a Igreja, me divertia com os amigos, estava mais simpática e extrovertida. Mas faltava algo. Me faltava "SER MAGRA". E, como sempre, o espelho estava lá pra me dizer isso.

Cada vez mais, eu me deprimia. Disfarçava sempre a tristeza com um sorriso mas, quem me conhecia de verdade, conseguia enxergar a dor no fundo dos meus olhos. E, finalmente, cheguei realmente ao ponto mais extremo da dor. E, diante de tanta depressão, diante de tanto desespero, tentei "adiantar" a minha morte.

Sim, eu tentei. Não me orgulho nem um pouco disso, mas tentei.

E, nesse momento, fui salva. Salva por um anjo enviado por Deus. Um anjo real, que me trouxe de volta e me deu um "choque". Me sacudiu, me tirou do fundo do poço e me mostrou a grande besteira que eu estava a fazer. Percebi o quanto estava sendo idiota e o quanto estava me abandonando na dor. Esse anjo me disse o quanto eu era especial e mais que isso, me fez enxergar o quanto eu era/sou especial para Deus.

A partir desse terrível momento, decidi que não mais iria me deixar abater. Não mais me tornaria escrava da minha aparência. Não mais me fecharia para o mundo, por medo de ser chamada de gordinha. 

Claro que não estou 100%. Mas estou muito melhor do que antes, pode apostar. Não tenho mais medo de me entregar, de me aceitar como eu sou, com meus defeitos estéticos. Estou valorizando muito mais a minha inteligência, meu caráter e a minha personalidade que, juntos, conquistarão a pessoa certa para preencher meus dias com muito amor. Não busco aparências em ninguém e, sinceramente, não quero que busquem isso em mim. Prefiro estar com alguém inteligente, de bom papo e que me faça rir. E muito, pois adoro pessoas bem humoradas. Além disso, recuperei a minha fé. Estou mais próxima de Deus, e me sinto o máximo por isso. E sei que Ele está orgulhoso da filha que tem aqui embaixo, orgulhoso das minhas superações e dos meus esforços par melhorar sempre.

Enfim, se você leu esse desabafo até aqui, espero que tenha sido uma leitura interessante para você. Mais que isso, espero que você tenha enxergado que, através de todo esse sofrimento, dar a volta por cima e recuperar algo valioso que foi perdido só depende de você. Os anjos sempre estarão dispostos a te ajudar. Mas o primeiro passo sempre deverá ser o seu. 

O rosto sorridende.
Aquele sorriso de quem se ama, acima de tudo!





E o espelho? Ah, hoje ele ainda tenta me mostrar alguns defeitinhos, mas estamos conseguindo manter uma relação, digamos, "estável". E quando ele quer "colocar as unhas de fora" eu faço igual àquele comercial do produto de limpeza: XÔ, NEURA!

=D






Algumas pessoas julgam a aparência, mas esquecem que o mal da sociedade são as pessoas sem caráter.
Renato Russo

9 comentários:

  1. Não posso mentir que me emocionei...
    Fico feliz de ver você dando a volta por cima o/

    ResponderExcluir
  2. Vitória como essa é para os fortes. Prova que nada nada é insuperável. A beleza está na força de vontade de viver sem se preocupar com os outros, tá no sorriso, e no amor próprio. Belo post.Bela história. E sim, você é linda!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. noooooooooossa mt liiiiinda superar, dá a volta por cima e mostrar a todos que você é capaz todos tem defeitos mas aos olhos de Deus somos perfeitos, isso ae sempre acredite nunca desista de seus objetivos e saiba que tem amigos que possa contar s2

    ResponderExcluir
  5. Ai Thinha!! Vc é a melhor!! Nada se compara a essa amadurecimento... Vencedora, batalhadora, estudiosa, esperta, carismática, amiga.. Tudo isso faz de vc uma pessoa mais que especial.. Amo vc, não importa se veste branco ou laranja, se é fofinha, ou não.. Só te abraçar vc, já me sinto em casa..
    Amo vc.. S2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras, amiga! Você também é muito especial pra mim.

      Amo você!

      Excluir